1º Etapa
Primeiramente, a aromaterapeuta investiga questões de saúde e de vida do interagente que possam traçar uma relação com a sua fase da vida atual, queixa ou objetivo e estado de saúde. Essa avaliação é extensa, dura em torno de uma hora. Quanto mais claras as informações, mais se pode compor uma ideia do indivíduo e mais precisa será a próxima etapa do processo terapêutico, que é a avaliação olfativa e indicação terapêutica.
No caso de profissionais de saúde que buscam a terapia complementar para seus pacientes ou interagentes, essa investigação também ocorre, de forma indireta, com uma reunião entre as profissionais para anamnese e discussão do caso. A diferença neste caso é que não acontece a avaliação olfativa, pois a profissional de saúde vai ser orientada como proceder com a aromaterapia.
É importante entender que, além da aromaterapia, através desta avaliação inicial, a aromaterapeuta vai utilizar todos os seus conhecimentos adquiridos para realizar orientações gerais de cuidados com a saúde que o interagente poderá acrescentar em sua rotina.